Skip to Content

View Geocache Log

Found it hfilipe found O Hobbit

Sunday, April 13, 2014Braga, Portugal

Confesso que Hobbit, Senhor dos Aneis, Terra Média e Tolkien não são tópicos que domine e aos quais tenha dedicado muito tempo.
Já o Gerês e as suas belezas são outra coisa! E se for um Hobbit a me "obrigar" a viver mais uma grande aventura por estas serras, pois que seja!

A jornada foi marcada uns dias antes, num GetTogether@Guimaraes, com a malta do costume e depois do anjomaco ter "lançado o isco". Mas primeiro era preciso resolver o enigma que, com alguma paciência, foi descoberto sem grande dificuldade.

Com as totalidade das tropas reunidas na Póvoa de Lanhoso, seguimos até ao ponto inicial onde podemos deixar os carros estacionados e pegar nas mochilas, carregadas para um dia de caminhada mas sem qualquer noção da distância a percorrer ou quais os trilhos a calcorrear.

Os primeiros quilómetros foram feitos sem grandes dificuldades e em amena cavaqueira. Pelo meio já se começava a notar o sol primaveril pelo que saíram algumas peças de roupa do corpo e entraram em ação chapéus e protetor solar. Entrtanto chegamos ao primeiro ponto onde aproveitamos para descansar um pouco e comer alguma coisa pois já tiham passado algumas horas desde o pequeno-almoço.

Colocamos as novas coordenadas nos GPS e continuamos pelo trilho sem grandes dificuldades, com tempo e disponibilidade para apreciar a belas paisagens que iam surgindo.

Entretanto chegamos a mais um ponto e, a partir daqui o grau de dificuldade aumentava bastante, quer pela falta de um trilho como pela inclinação do terreno e pela falta de árvores que proporcionassem sombra. E entretanto era meio-dia! Mas lá continuamos até ao ponto marcado no GPS, com boa-disposição e alguns beijos pelo caminho, ou não fosse este o seu dia internacional!

Finalmente o GPS dava apenas alguns metros de distância até ao ponto e este apareceu facilmente. Mas ainda faltavam algumas contas que, com o cansaço e o calor ainda demoraram algum tempo até serem confirmadas!

Já com o próximo ponto colocado nos GPS a próxima prioridade era encontrar um local à sombra onde pudéssemos, finalmente, abrir as mochilas e tirar de lá as os rissóis, os bolinhos de bacalhau, as sandes, a salada de massa com frango, ou até, o frango de churrasco que serviriam de almoço e pelos quais os nossos estômagos já há muito reclamavam!

Com as forças retemperadas, continuamos a calcorrear a serra até à única dificuldade do dia, uma formação rochosa com alguma dimensão. Uma parte do grupo decidiu subi-la e a outra contorná-la. Nenhuma das hipóteses foi fácil mas ambos os grupos chegaram ao lado de lá e a mais um ponto!

Entretanto, olhando em frente, e mesmo não conhecendo muito o universo de Tolkien, deu para perceber onde o ponto final estaria. E que vista fantástica era aquela.

E se para chegar lá ainda havia muitos metros para andar, tanto de terreno horizontal como de desnível, chegados aqui já começávamos a sentir o cheiro ao container final! Não demorou muito até lá chegarmos e podermos descansar alguns minutos a apreciar toda aquela fantástica paisagem agreste do granito mas simultaneamente bela e pontuada pelo vale e por alguns pontos de um verde intenso, qual oásis.

Só metade do esforço estava agora feito, pois ainda faltava regressar aos carros. Com o vale conhecido ali tão perto, e até para evitar voltar pelo mesmo trajeto, decidimos desbravar mais um pouco de caminho e seguir até ao oásis verdejante e descobrir mais umas caches.

Obrigado por nos mostrar mais um pouco do Gerês e por uma jornada fantástica de geocaching.

Como "recompensa" deixo este log e um merecido favorito!

hfilipe + isa_arantes na companhia de muita gente!

Inseto colorido

Additional Images Additional Images

Ramos Ramos

Rochedo Narigão Rochedo Narigão

Inseto colorido Inseto colorido

Mariola Mariola

With arm wide open With arm wide open

Urze Urze

A caminho A caminho

Foi ali... Foi ali...

Granito Granito

infoA Mystery Cache is the “catch-all” of cache types, this form of cache can involve complicated puzzles you will first need to solve to determine the coordinates. The only commonality of this cache type is that the coordinates listed are not of the actual cache location but a general reference point, such as a nearby parking location. Due to the increasing creativity of geocaching this becomes the staging ground for new and unique challenges.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page