Skip to Content

View Geocache Log

Found it play mobil found Clints and grikes ahoy! - DP/EC41

Monday, April 27, 2009Lisboa, Portugal

200904271810

Um destes dias, de raspão por um forum, perguntava o owner qualquer coisa como "se achávamos que as Earthcaches valiam a pena ou se eram apenas mais uma". Na altura comecei a responder, mas logo apareceu outra coisa qualquer e lá se foi a resposta. Vou tentar fazê-lo agora em formato zip.

Do nosso ponto de vista, as Earthcaches não são bem caches no sentido convencional da expressão. Assemelham-se mais a pequenas lições de Geologia com uma componente teórica e outra prática, onde o owner normalmente induz um mecanismo que nos obriga a provar que pelo menos desenvolvemos a parte prática, embora muitas vezes seja complicado atingir esse objectivo se não se teve atenção à parte teórica! É o comum em Ciências, simplesmente embalado em pequenas doses, fáceis de digerir, acessíveis aos leigos na matéria.
Quando vamos encontrar uma Earthcache sentimos duas responsabilidades acrescidas, uma maior do que a outra.
A mais simples, será passar os olhos pela "aula teórica" e acto continuo recolher os dados no terreno que nos permitam "provar" ao owner que realmente lá estivemos e... enfim... "aprendemos" a lição (ou pelo menos tentámos)!. Agora isso costuma ser feito no GPS ou no telefone no próprio terreno, é fácil, e normalmente owner é um gajo fixe e lá perdoa uma ou outra bacorada, vá lá: que seja uma dúzia delas!
A outra responsabilidade, a maior, essa é para com nós próprios. Trata-se de nos auto-compensarmos por não haver uma cache "física" para encontrar nem logbook para assinar. Eu explico: Costumo dizer que o grave não é a ignorância, é a insistência nela. Não há justificação absolutamente nehuma para alguém nos querer ensinar alguma coisa e nós não querermos aprender.
"Que maçada! Agora não posso logar e bazar, tenho de provar ao gajo que estudei e fiz os TPCs e mais o que lhe der na telha e o camandro!... Se houvesse um logbook eu logava found e o gajo que viesse cá verificar se quisesse... ou não viesse... dá-me igual! Mas assim tenho de desenvolver uma resposta decente para não passar por estúpido, e o pior de tudo é que me agita os neurónios e me começam a vir cenas das outras aulas, e misturo isto tudo, e depois junto peças e começo com alucinações de pedras a nascer, e a Maria começa a dizer que me estou a passar quando digo que quero um triplete de Hastings e uma picareta pelo Natal para ver o cristais e mais não sei quê... Mas isto é de dar em doido! Por favor dêem-me 2mg de royphnol e internem-me porque eu não estou nada bem... Ando a sonhar com pedras!"

O mais grave de tudo é aquela mania de complicar as coisas: Desta vez achei que, quer dizer, embirrei que as expressões "clints" and "grikes" deviam ter uma tradução para Português. Fartei-me de procurar e não encontrei, mas, e essa é sempre a parte bonita das Earthcaches, tropecei pelo caminho numa quantidade de informação espectacular sobre vários exemplos, todos relacionados com o Karst, desde Burren até Pêro Pinheiro, numa viagem imaginária que passa por uma boa parte das outras aulas do owner, sem dúvida nenhuma o Professor que mais nos ensinou do bocadito de Geologia que sabemos ou pelo menos acreditamos nisso.

Muito obrigado não só pela cache, mas pelas muitas pequenas aulas que se transformam numa aula maior e fazem de nós pessoas melhores! Pensamos que é por isso que as Earthcaches não são "só mais uma"!

[b][font=Century Gothic][blue]play[/blue][red]+[/red][blue]mobil[/blue][font=Verdana][/b]

Additional Images Additional Images

detalhe I detalhe I

detalhe II detalhe II

detalhe III detalhe III

detalhe IV detalhe IV

detalhe V detalhe V

detalhe VI detalhe VI

detalhe VII detalhe VII

detalhe VIII detalhe VIII

et voilà! et voilà!

infoAn Earthcache is an educational form of a virtual cache. The reward for these caches is learning more about the planet on which we live - its landscapes, its geology or the minerals and fossils that are found there. Many Earthcaches are in National Parks. Some are multi-cache in form, and some have a physical log book located in or close to a Visitor Center. Earthcaches are developed in association with the Geological Society of America. For more information go to http://www.geosociety.org/earthcache/
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page