View Geocache Log

Found it marcoabreu007 found Pastores e Borralho

Wednesday, August 12, 2015Guarda, Portugal

It looks like your log contains HTML or UBB formatting. We now use Markdown formatting because it works on both web and mobile. Would you like to convert your log?

Success! To keep these changes, hit “Submit Log Entry” at the bottom of the page.

Hmm. Some of your log formatting is not supported. You might want to remove it and use Markdown formatting.

O dia tinha começado bem cedo e finalmente a caminhada iniciava-se conforme delineado às 7.30h. Obtido o primeiro ponto, lá seguimos subindo “abruptamente” num ritmo pautado e sem pressas apreciando maravilhosamente aquele excelente percurso bem preservado! Sensivelmente a meio da subida, a cruzarmos pela EN232 encontrava-se a GNR a cortar a circulação rodoviária. O cenário era grave! Pergunta-mos se poderíamos avançar a pé até às Penhas Douradas em segurança. Resposta afirmativa! A viagem prosseguia e perto do Observatório podemos observar bem perto aquela nuvem de fumo nefasta, bem escura e negra, com os helicópteros apressados em irem buscar água ao Vale do Rossim numa ida e volta constante bem frenética e rápida. O ar saudavel era substituído pelo fumo com o seu odor a vegetação queimada…Temi ser a ultima vez ver aquela maravilhosa paisagem…Continuamos a nossa agradável caminhada em direção ao T11 com o incendio a ficar distante.
De ponto a ponto lá fomos avançando por trilhos de pastores e seus rebanhos, percurso já bem familiar. Sem razão aparente e por breves instantes, sentimos cair umas ligeiras gotículas, que logo pararam…Fizemos um ligeiro desvio para (re)visitar o [url=http://www.geocaching.com/geocache/GC1EXX7_lapao-da-ronca-serra-da-estrela]Lapão da Ronca [Serra da Estrela][/url]. Por aí encontramos um grande rebanho com o seu simpático pastor que seguia em direção ao Vale do Conde. Ja em direção á [url=http://www.geocaching.com/geocache/GC260X1_nave-da-mestra]Nave da Mestra[/url] mais uma vez como vem sido habito, uma passagem de F16’s, começo a ficar intrigado…
Hoje finalmente conseguimos passar pela Fenda da Nave da Mestra, pois da última vez que por cá estivemos continha bastante neve impossibilitando a sua descida e passagem por ela. Por lá almoçarmos pois já era meio-dia. Mais uma vez fotos e mais fotos num dos locais esplendorosos da nossa Serra! Dentro da casa, notava-se que recentemente tinha lá abrigado um rebanho, os seus vestígios eram evidentes!
Iniciamos então a descida para Manteigas até ao Caminho dos Covais. E que descida…são fabulosas e soberbas as vistas sobre o Vale Glaciar do Zêzere, é absolutamente fantástico! O percurso está bem limpo para minha enorme e agradável admiração e satisfação. Lá fomos descendo num ritmo cauteloso, desfrutando e contemplando aquelas magníficas paisagens orientando-nos também não só, pelas mariolas, mas como também por uma formação rochosa da qual apelidei “ A Mariola Gigante”. A natureza não produz só “caras de pedras ou outras figuras”…
Quando demos por conta tínhamos chegado ao Caminho dos Covais, rumando em direcção à cache final, num terreno plano e mais uma vez com vistas excelentes para Manteigas. Ao longe víamos os aviões de combate ao incendio em vez dos helicopteros num vaivém frenético. O incêndio pelos vistos continuava…
Chegamos ao Gz e lá entrei na “toca da raposa” com enorme satisfação! Registo efectuado e siga de volta até ao primeiro ponto. Subitamente começava a chover, uma preciosa grande ajuda e um factor determinante para controlar e suster as chamas. Quando terminamos esta Aventura às 15.30h o incêndio estava dominado e extinguir-se. No regresso podemos ver “in loco” os estragos e sua devastação causado no PNSE...ficará na memoria a última visita para aqueles lados quando visitei [url=http://www.geocaching.com/geocache/GC21X51_sumo-do-mondego]Sumo do Mondego[/url]. A paisagem verde magnifica desapareceu para o negro de luto de agora…

Em suma: [b][size=4][red]ADOREI E DIVERTI-ME IMENSO![/b][/size][/red] Foi fenomenalmente fantástico e fabulosamente formidável! O percurso é bastante mais fácil do que eu imaginava, bastante atrativo e agradável e nada complicado com paisagens brilhantes e magníficas. São paisagens maravilhosas e soberbas mais uma vez (re)visitadas. [b][blue]RECOMENDO[/b][/blue] e aconselho vivamente! Bem-haja ao Sérgio por nos trazeres a Rota do Carvão. Parabens por esta magnifica cache!!!
TFTC

O percursoIndicações

Additional Images Additional Images

O percurso log image O percurso

A paisagem log image A paisagem

A nuvem de fumo log image A nuvem de fumo

Nas Penhas Douradas log image Nas Penhas Douradas

O incêndio log image O incêndio

Indicações log image Indicações

A descida da Fenda log image A descida da Fenda

A fenda log image A fenda

Uma porta aberta log image Uma porta aberta

A Nave da Mestra log image A Nave da Mestra

As informações log image As informações

A paisagem log image A paisagem

A mariola log image A mariola

O Caminho dos Covais log image O Caminho dos Covais

Manteigas log image Manteigas

Na toca da raposa log image Na toca da raposa

infoA multi-cache ("multiple") involves two or more locations, the final location being a physical container. There are many variations, but most multi-caches have a hint to find the second cache, and the second cache has hints to the third, and so on. An offset cache (where you go to a location and get hints to the actual cache) is considered a multi-cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us