Skip to Content

View Geocache Log

Found it marcoabreu007 found Pastores e Borralho

Wednesday, August 12, 2015Guarda, Portugal

O dia tinha começado bem cedo e finalmente a caminhada iniciava-se conforme delineado às 7.30h. Obtido o primeiro ponto, lá seguimos subindo “abruptamente” num ritmo pautado e sem pressas apreciando maravilhosamente aquele excelente percurso bem preservado! Sensivelmente a meio da subida, a cruzarmos pela EN232 encontrava-se a GNR a cortar a circulação rodoviária. O cenário era grave! Pergunta-mos se poderíamos avançar a pé até às Penhas Douradas em segurança. Resposta afirmativa! A viagem prosseguia e perto do Observatório podemos observar bem perto aquela nuvem de fumo nefasta, bem escura e negra, com os helicópteros apressados em irem buscar água ao Vale do Rossim numa ida e volta constante bem frenética e rápida. O ar saudavel era substituído pelo fumo com o seu odor a vegetação queimada…Temi ser a ultima vez ver aquela maravilhosa paisagem…Continuamos a nossa agradável caminhada em direção ao T11 com o incendio a ficar distante.
De ponto a ponto lá fomos avançando por trilhos de pastores e seus rebanhos, percurso já bem familiar. Sem razão aparente e por breves instantes, sentimos cair umas ligeiras gotículas, que logo pararam…Fizemos um ligeiro desvio para (re)visitar o [url=http://www.geocaching.com/geocache/GC1EXX7_lapao-da-ronca-serra-da-estrela]Lapão da Ronca [Serra da Estrela][/url]. Por aí encontramos um grande rebanho com o seu simpático pastor que seguia em direção ao Vale do Conde. Ja em direção á [url=http://www.geocaching.com/geocache/GC260X1_nave-da-mestra]Nave da Mestra[/url] mais uma vez como vem sido habito, uma passagem de F16’s, começo a ficar intrigado…
Hoje finalmente conseguimos passar pela Fenda da Nave da Mestra, pois da última vez que por cá estivemos continha bastante neve impossibilitando a sua descida e passagem por ela. Por lá almoçarmos pois já era meio-dia. Mais uma vez fotos e mais fotos num dos locais esplendorosos da nossa Serra! Dentro da casa, notava-se que recentemente tinha lá abrigado um rebanho, os seus vestígios eram evidentes!
Iniciamos então a descida para Manteigas até ao Caminho dos Covais. E que descida…são fabulosas e soberbas as vistas sobre o Vale Glaciar do Zêzere, é absolutamente fantástico! O percurso está bem limpo para minha enorme e agradável admiração e satisfação. Lá fomos descendo num ritmo cauteloso, desfrutando e contemplando aquelas magníficas paisagens orientando-nos também não só, pelas mariolas, mas como também por uma formação rochosa da qual apelidei “ A Mariola Gigante”. A natureza não produz só “caras de pedras ou outras figuras”…
Quando demos por conta tínhamos chegado ao Caminho dos Covais, rumando em direcção à cache final, num terreno plano e mais uma vez com vistas excelentes para Manteigas. Ao longe víamos os aviões de combate ao incendio em vez dos helicopteros num vaivém frenético. O incêndio pelos vistos continuava…
Chegamos ao Gz e lá entrei na “toca da raposa” com enorme satisfação! Registo efectuado e siga de volta até ao primeiro ponto. Subitamente começava a chover, uma preciosa grande ajuda e um factor determinante para controlar e suster as chamas. Quando terminamos esta Aventura às 15.30h o incêndio estava dominado e extinguir-se. No regresso podemos ver “in loco” os estragos e sua devastação causado no PNSE...ficará na memoria a última visita para aqueles lados quando visitei [url=http://www.geocaching.com/geocache/GC21X51_sumo-do-mondego]Sumo do Mondego[/url]. A paisagem verde magnifica desapareceu para o negro de luto de agora…

Em suma: [b][size=4][red]ADOREI E DIVERTI-ME IMENSO![/b][/size][/red] Foi fenomenalmente fantástico e fabulosamente formidável! O percurso é bastante mais fácil do que eu imaginava, bastante atrativo e agradável e nada complicado com paisagens brilhantes e magníficas. São paisagens maravilhosas e soberbas mais uma vez (re)visitadas. [b][blue]RECOMENDO[/b][/blue] e aconselho vivamente! Bem-haja ao Sérgio por nos trazeres a Rota do Carvão. Parabens por esta magnifica cache!!!
TFTC

O percursoIndicações

Additional Images Additional Images

O percurso O percurso

A paisagem A paisagem

A nuvem de fumo A nuvem de fumo

Nas Penhas Douradas Nas Penhas Douradas

O incêndio O incêndio

Indicações Indicações

A descida da Fenda A descida da Fenda

A fenda A fenda

Uma porta aberta Uma porta aberta

A Nave da Mestra A Nave da Mestra

As informações As informações

A paisagem A paisagem

A mariola A mariola

O Caminho dos Covais O Caminho dos Covais

Manteigas Manteigas

Na toca da raposa Na toca da raposa

infoA multi-cache ("multiple") involves two or more locations, the final location being a physical container. There are many variations, but most multi-caches have a hint to find the second cache, and the second cache has hints to the third, and so on. An offset cache (where you go to a location and get hints to the actual cache) is considered a multi-cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page