View Geocache Log

Found it clcortez found Lusitani: Ave

Tuesday, February 3, 2015Braga, Portugal

19h

A caminho de Vizela e vindo de Valinhas, Santo Tirso, finalmente foi a hora de vir fazer a Lusitani do Ave, mais uma cache deste magnífico projecto nacional e que tanto tem durado, felizmente.

Já anteriormente tinha passado na ponte de Riba d'Ave mas durante o dia de trabalho não tive a oportunidade deseja...passaram uns 2 anos e eis que ela chegou, hoje.
Apesar de os dias de inverno serem curtos e de me ter esforçado para passar aqui ainda com alguma luz tal não foi possível, e assim decidi fazê-la na mesma, apesar de saber (ou prever) as dificuldades... :)

Olhando para o GPS e mapas, optei inicialmente por estacionar no ponto mais perto possível da cache, pensando que teria sorte, mas em vão. Estacionei junto a umas vivendas geminadas novas, logo abaixo do largo da feira. Aí estava a poucas dezenas de metros da cache mas...já aficinhava que não iria conseguir. Nenhum log referia esse acesso, mas ainda assim resolvi tentar. Já noite escura, guiado pelos candeeiros do bairro meti-me num terreno por cima da cache, cheio de mato, e lá fui circundando as muitas silvas tentando chegar perto da cache e encontrar um trilho, algo que me levasse a descer....mas nada. Estive a menos de 20m da cache (depois percebi o quão perto estive), mas já com os pés molhados por o terreno estar alagado resolvi voltar e fazer o que o owner pedia... ;)

Estacionei perto do antigo cinema, que até mete dó o estado a que chegou, e daí segui, atravessando a ponte, e acedendo ao trilho para a cache no ponto indicando. Logo aí deparei-me com uma derrocada no trilho e tive que saltar...parece ser uma derrocada recente, mas nada de especial. O problema é que aí já não via nada, e não tendo lanterna e apenas o telemóvel mas que não tinha muita bateria e precisava dela para usar como GPS, lá segui por cima do trilho bem definido (óptima escolha, caro owner!) recorrendo à luz natural, A lua que estava por esta hora a surgir não ajudava pois o tempo estava a chover e até isso não ajudava..mas quando me habituei à luz lá consegui seguir sm problemas.
Já na ponte reparei que a mesma já foi metade daquilo que é hoje, e a parte "românica" ainda lá se encontra. Segui e ainda a centenas de metros da cache o caminho foi feito sem grandes problemas, mesmo sem luz. Já a poucos metros tive mesmo que ligar a luz para ver qual o trilho de acesso à cache e já no local da mesma foi mesmo preciso muita luz para dar com ela, de tão bem disfarçada que estava :) mas claro, algo não estava certo ali e foi fácil depois dar com ela ;)

Mesmo com pouca luz dá para perceber a importância que o Rio Ave teve (e tem) na vivência desta região. Um rio que ali corre com bastante força, necessária para movimentar as máquinas das indústrias que ali se fixaram. Do lado oposto do rio uma monumental ruína imponente choca pelo abandono...espero que um dia volte aos dias de glória que já teve.

O regresso foi muito mais rápido pois agora já tinha decorado o caminho e já não tinha receio de cair ao rio ;)

Regressei de pés molhados mas muito satisfeito. Tive pena de não ter desfrutado em pleno da paisagem mas mesmo assim foi uma expriência bastante gratificante. Sei que não era fácil escolher um local para esta cache entre tantos concelhos tão ricos em património que constituem esta região, mas acho que foi uma boa escolha apesar de tudo: chamar a atenção para o problema do abandono industrial deste vale do Ave muito empobrecido foi o melhor que o owner podia ter feito, para os locais turísticos já existem muitas outras caches. Well done!

Muitos parabéns e obrigado pela cache e pelo desafio!

TNLN

Cláudio Cortez

Teatro Narciso FerreiraEm ruínas...

Additional Images Additional Images

Teatro Narciso Ferreira Teatro Narciso Ferreira

O Mercado O Mercado

Fonte Fonte

A nova e a velha ponte A nova e a velha ponte

O grande e o pequeno O grande e o pequeno

Poste Poste

A antiga fábrica A antiga fábrica

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us