View Geocache Log

Write note p@Che posted a note for La Ruta de Los Túneles - Barca d'Alva

Saturday, September 13, 2008Guarda, Portugal

(2/4) A busca da Cache

Passada a primeira ponte, despedimo-nos do Douro e lá fomos acompanhando o Águeda já em território espanhol. A linha aqui tem as travessas maiores e mais espaçadas permitindo um melhor andar sobre ela. As pedras maiores também ajudam pois permitem uma maior estabilidade, contudo depois de 30kms do lado de Portugal foi necessário alguns quilómetros adicionais para habituação ao terreno. As pontes e túneis foram surgindo com naturalidade e com mais ou menos vertigens elas foram sendo conquistadas, uma a uma. Eu (Pache) tenho vertigens, não tão desequilibradas como as do ed10, mas tenho que admirar a capacidade do marioafonso, do Manel Eter, do Bruno e do Miguel, que passavam as pontes como se nada fosse... eu e o Manel é que os demorávamos um pouco mais, dando cada passada com alguma segurança. Numa delas o Bruno ainda desceu ao corredor técnico. É possível atravessar por ali, mas infinitamente mais perigoso, pois as tábuas são apenas três e estão em terrível estado. Existem escadas que podem permitir que as pessoas que não controlem as vertigens possam ultrapassar o obstáculo por terra firme... mas nem todas o têm!

A recuperação do ponto intermédio foi feito sem dificuldade, se bem que ao sair do túnel ficamos assim um bocado aparvalhados... mas mais à frente o trilho está bem definido!

As pontes estão em mau estado, mas penso que oferecem as condições de segurança necessárias. Existe um pontão que não está referenciado que tem de ser atravessado meio à gato, agarrado às traves, mas a queda também não era grande. Especial referencia para a ponte em curva que inicia e termina num túnel. Para além da excelente obra de engenharia, a vista é fantástica e o desafio aterrorizador. O salto do lado direito mete respeito, e o facto do corrimão estar com uma trave de madeira do lado esquerdo, fez com que tivesse o meu primeiro medo a sério, mas nada de mais... até tirei fotos . Depois desta ponte entramos no túnel que tem uma saída lateral que proporciona uma vista fantástica sobre o vale do Águeda assim uma perspectiva diferente da próxima ponte!

chegados a poucos metros do ponto final foi tempo de inventar um bocado pela ribanceira acima. O primeiro pensamento é chamar sádico ao owner, mas chegando lá cima a vista sobre a ponte é fantástica. Ver quem ficou lá em baixo a tirar fotos, toda a vista envolvente... fantástico mesmo.
Depois de feitos os logs, entre o Manel Eter e o marioafonso ainda houve tempo para uma melhor acomodação da cache no seu buraco, e seguimos para a recta final da aventura de hoje. Seriam umas 12h e ainda nos faltava 2 horas de caminho. Antes da cache ainda avistamos algumas aves e uma espécie de farol gigantesco nas montanhas. As cabanas que também estavam ao longo do percurso, verdadeiros abrigos, eram também eles pitorescos e que bem se enquadravam dentro daquela paisagem cortada pelo rio, que era agora um monte de pedras com um pequeno curso de água.

Como o meu GPS tinha entregado a alma ao criador no dia anterior, vim munido com o do Helder que também tinha carregados os waypoints das pontes e túneis. Tinha como auxilio a cábula, que me indicava o tamanho de cada tunel, o comprimento e altura de cada ponte e algumas notas relativas ao seu estado e característica. Estávamos agora na entrada do túnel em Curva, o túnel dos Morcegos "cagões". Ficamos completamente na penumbra, apenas iluminados por uma fraca lanterna que nos iluminava as traves onde deveríamos por os pés... e à medida que os guinchos dos morcegos se faziam ouvir melhor, o chão elevava-se cerca de 40cm do chão, e era possível ouvir algo a pingar do tecto. Felizmente levava chapéu, mas quando saímos à luz o branco da T-shirt continuava imaculado!

infoA multi-cache ("multiple") involves two or more locations, the final location being a physical container. There are many variations, but most multi-caches have a hint to find the second cache, and the second cache has hints to the third, and so on. An offset cache (where you go to a location and get hints to the actual cache) is considered a multi-cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us