Skip to Content

View Geocache Log

Found it vsergios found Ilha das Berlengas (Peniche)

Saturday, June 6, 2009Leiria, Portugal

Vejo as Berlengas ao longe desde... desde sempre, desde que me conheço. Desde os dias de excelente praia em Santa Cruz. Só nos excelentes dias dava para apreciar o monte que se erguia do mar, de repente. Mas nunca me deu para querer ir até lá a nadar, como aconteceu à minha mãe, que cresceu ali em Santa Cruz, a ver as Berlengas sempre no seu horizonte. Mas tentou. Uma vez tentou, contava a minha avó, mas o meu tio foi lá buscá-la, ao largo e ela nunca mais tentou. Mas já cá veio também. Mas não me trouxe. Porque se me tivesse trazido, eu não descobria esta cache agora. Pois saberia que a viagem não é pêra doce e não me teria aventurado novamente.
Mas como não sabia ao que vinha, aventurei-me com uns quantos compinchas. Comprámos o bilhete que curiosamente é igual em todos os quiosques, só o barco e o tempo de viagem é que muda.
Talvez tenha sido do tempo de espera para o barco partir, que ultrapassou praticamente uma hora da hora estipulada. Talvez tenha sido da nítida conta-vontade dos marinheiros em fazer a viagem. Talvez tenha sido também da chuva que insistiu em aparecer exactamente na hora da partida, exactamente ao mesmo tempo que a minha filha me telefona a querer que eu estivesse com ela. Foi também, é certo, das enormes vagas que ocupavam todo o horizonte. Foi talvez por tudo isto que a viagem para a ilha foi um tormento. Foi de agonia. Foi de arrependimento. Para além de me ir vomitando todo, ía-me também cagando todo, de medo.
Sim, era eu!
Mas chegámos. Chegámos sãos e salvos. Mas estava sem vontade de grandes passeios. Estava sem vontade de procurar o que quer que fosse. Mas fui convencido a beber uma água das pedras e, apesar do preço assustador, foi uma ajuda grande para a má disposição passar.
Mas passou tudo quando chegámos à cache. Depois de passarmos por milhares de gaivotas e tres vezes mais ovos do que isso. Era o que estava a fazer falta. Apanhar ar e deslumbrar tão linda paisagem. Quando encontrei a cache, tinha já encontrado as minhas cores originais. Já não estava branco.
Depois continuámos o passeio pela ilha, tal como proposto. Foi um passeio muito agradável e deu para conhecer, por terra, praticamente toda a parte da ilha visitável. Pena ver a fauna e flora, rendidas à praga das gaivotas, que na altura nidificavam e apresentavam-se bastante agressivas, a protegerem os seus ovinhos. Bem, exactamente no local da cache, a cerca de dois metros, já haviam mini gaivotas, duas.
Depois de todo o passeio, descobrimos que o mar foi o pior desde Abril. Que apanhámos um mau dia para viagens, Portanto, vou ponderar, um dia, voltar. Porque vale mesmo a pena. Vou esquecer a promessa que fiz à chegada à ilha, de nunca mais voltar.
Apesar da companhia das gaivotas, a outra companhia foi excelente.
Obrigado bastante,
Vitor Sérgio, João, Miguel e Raul

el fortelini

Additional Images Additional Images

vamos naquele? vamos naquele?

a longa espera a longa espera

na cabine na cabine

a ida a ida

à chegada à chegada

já prontos a caminhar já prontos a caminhar

"quero ir àquela ilha" "quero ir àquela ilha"

ide ide

"xô daqui!" "xô daqui!"

a torre a torre

os pequeninos os pequeninos

o logbook, e a sua bonita capa (à lá PH) o logbook, e a sua bonita capa (à lá PH)

e ali? não vamos ali? e ali? não vamos ali?

meiazinha branca meiazinha branca

ataque violento ataque violento

praia praia

paparazzi paparazzi

"tiro fotos espectaculares, não tiro?" "tiro fotos espectaculares, não tiro?"

el farolini el farolini

el fortelini el fortelini

el mafia el mafia

o que o Miguel queria, sei eu o que o Miguel queria, sei eu

recanto recanto

fresquinho fresquinho

"quero ir pa casa, tou farto de voces!" "quero ir pa casa, tou farto de voces!"

a volta a volta

já mais contente já mais contente

infoThis is the original cache type consisting, at a bare minimum, a container and a log book. Normally you'll find a tupperware container, ammo box, or bucket filled with goodies, or smaller container ("micro cache") too small to contain items except for a log book. The coordinates listed on the traditional cache page is the exact location for the cache.
Visit Another Listing:

Advertising with Us

Return to the Top of the Page