Attended pcardoso attended GeoTrail Montanhas Mágicas [Drave]

Saturday, June 13, 2015Aveiro, Portugal

Não sou de ir a eventos. Principalmente muitos dos actuais que se limitam a ser um pretexto para ir tomar café e ganhar mais um ponto na caderneta. As minhas estatísticas confirmam e dizem que desde 2001, quando me inscrevi no site, apenas compareci a 3, 2 em 2004 e 1 em 2005. Não é alheio o facto de não viver no país desde 2005, mas a verdade é que tardaram 10 anos para me encontrar em novo evento. Mas não foi um evento qualquer.<p><p>

Desde que vi a listagem deste GeoTrail que estava premeditado: tinha de ir. Ia estar em Portugal de férias. Mas tinha um congresso marcado para este dia e sendo convidado não ficava bem faltar. Foi quando o congresso foi adiado que só me faltava convencer a família a ir ou deixar-me ir sozinho uns dias à Serra da Freita. Autorização concedida, só me faltava escolher o percurso. Não sabia se conseguiria fazer os 29kms em ritmo de trail. Estou habituado a andar dezenas de quilómetros em montanha com quase 20kgs às costas, mas correr é outra coisa. Em conversa com o António “Valente Cruz” decidi, ia para o trilho muito difícil.<p>

Meia hora antes da hora combinada estava no ponto de partida, Rio de Frades. Ter dormido no Merujal, não muito longe do local, ajudou. Fui preparando o material e tomei o pequeno almoço até que chegou o António não mais que 15 minutos depois. Apresentações feitas ainda tive tempo de lhe mostrar a estrela cinematográfica vinda directamente do <a href=http://www.geocaching.com/seek/log.aspx?LUID=b48ec968-7454-44b2-acc6-2dcd0f5d17e2>Douro Internacional</a>. Acabo de preparar o material, visto o equipamento adequado à chuva que entretanto se aproxima e esperamos pelos ninigt e Merlin022. Tinham deixado os carros em Cabreiros, a 2 kms de distância, e vindo a correr desde lá, quem sabe para “adiantar trabalho”, já que iriamos fazer esse mesmo percurso no final da volta de 29. Apresentações feitas foi assim que partimos com meia hora de atraso, ameaça de chuva que nos iria acompanhar todo o dia mas muito boa disposição. Os três owners do evento e eu!<p>

No início, por caminhos de pé posto, até corremos. O trilho era propício a isso, tinhamos de aquecer e havia que recuperar o atraso para não fazermos esperar o pessoal que estaria a postos em Covelo do Paivô. A certa altura havia que decidir, pelo rio Paivô ou por estrada? Pelo rio haveria que apanhar uma bela molha, pela estrada é sempre mais monótono. Dada a falta de tempo, e mesmo contra a vontade velada do António, fomos por estrada. O que ainda deu tempo para recolocar a <a href = http://coord.info/GC4RHX2> “SERENIDADE” </a> a pedido do owner. Recolocada a cache, chegamos a Covelo em poucos minutos.<p>

Em Covelo esperámos pelo grupo que iria fazer os 18kms do percurso moderado. Nunca chegaram a aparecer de forma que partimos para a próxima etapa com fim em Regoufe. Aqui seguimos em grande parte o PR13 que liga as duas localidades no carro do Armando, umas vezes a correr, outras vezes andando. Antes de chegar a Regoufe, e ao fazer log da <a href=http://coord.info/GC31JDP> Na Senda do Paivô </a>, avistámos o grupo do percurso fácil que já se encontrava na subida à saída da aldeia. Fizemos toda a descida até a ponte que servia de ponto de encontro a correr a aí esperámos sem ter a certeza se mais alguém apareceria. A indecisão foi apenas momentânea e logo começámos a subir em passo acelerado tendo apanhado o restante grupo no colo que dá acesso ao vale da Ribeira de Palhais ou de Drave.

infoAn Event Cache is when local geocachers and geocaching organizations designate a time and location to meet and discuss geocaching. After the event happens the cache listing is archived.