Skip to content

E.SPORT 11 | NATAÇÃO Traditional Geocache

Hidden : 05/15/2017
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Enquadramento:

PROJECTO «E.SPORT – ÉVORA, CIDADE DESPORTIVA»

É Desporto toda a forma de praticar uma atividade física que, através de participação ocasional ou organizada, visa equilibrar a saúde ou melhorar a aptidão física e/ou mental e proporcionar entretenimento aos participantes.

Os desportos são normalmente geridos por um conjunto de regras. Eventos físicos, tais como marcar golos ou cruzar uma linha em primeiro definem muitas vezes o resultado no desporto. No entanto, o grau de habilidade e desempenho em alguns desportos, como saltos para a água ou patinagem artística é julgado de acordo com critérios bem definidos. Isto, em contraste com outras atividades julgadas, como concursos de beleza e de musculação, onde a habilidade não tem que ser mostrada e os critérios não são tão bem definidos.

Os registos são mantidos e atualizados para a maioria dos desportos nos níveis mais elevados, enquanto que as falhas e as realizações são amplamente divulgadas na imprensa desportiva.

Os desportos são na maioria das vezes jogados apenas por diversão ou pelo simples facto das pessoas precisarem de exercício para se manterem em boas condições físicas. No entanto, o desporto e em especial o profissional é muito competitivo, e uma importante fonte de rendimento económico e de entretenimento.

Évora é, por incrível que pareça, uma cidade com enorme tradição desportiva. Dezenas de associações desportivas nasceram e “morreram” nesta bela cidade de Évora. A paixão pelo desporto, nas suas mais diversas modalidades, está desde sempre no ADN Eborense.

Este projecto tem por finalidade mostrar um pouquinho do mundo desportivo eborense através de alguns dos locais, associações e modalidades que “mantêm em forma” esta bonita cidade alentejana.

------

Como é nosso timbre, convidamos-vos a visitar cada local, a apreciar cada particularidade arquitetónica e cada pormenor da história de cada um dos pontos de passagem deste passeio. Registe o momento e partilhe com a comunidade GeoCaching.


E.SPORT 11 | NATAÇÃO

Natação é a capacidade do homem e de outros seres vivos de se deslocarem através de movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. A natação é uma atividade física que pode ser simultaneamente útil e recreativa. As suas principais utilizações são recreativas, balneares, pesca, exercício e desporto.

| NATAÇÃO DE COMPETIÇÃO

O objectivo da natação pura é o de determinar qual é o nadador mais rápido em uma determinada distância. A natação pura tornou popular no século XIX, e inclui 36 provas individuais - 18 masculinas e 18 femininas, porém o COI (Comité Olímpico Internacional) reconhece apenas 34 provas - 17 masculinas e 17 femininas. A natação pura é uma modalidade dos Jogos Olímpicos de Verão, onde atletas de ambos os sexos competem em 16 das provas reconhecidas pelo COI. As provas Olímpicas realizam-se em piscina de 50 metros.

A natação pura é regulada pela FINA (Federação Internacional de Natação).

As piscinas oficiais de competição podem ser de, 25 ou 50 metros em extensão. Têm que ter 8 pistas, cada uma com 2,5 metros de largura e com um espaço suplementar mínimo de 20 centímetros ao lado das pistas externas. A profundidade deve ser igual ou superior a 1,35 metros. A água deve estar a uma temperatura entre 25°C e 28°C nas competições, não sendo homologado recordes se as temperaturas forem inferiores ou superiores a esses valores.

| NATAÇÃO SINCRONIZADA

A Natação Sincronizada é um desporto híbrido, que inclui conceitos da natação, da ginástica e da dança, consistindo aos nadadores (indivíduos, duetos, trios, equipes ou combos) executar uma rotina sincronizada de movimentos elaborados e dramáticos na água, acompanhada de uma música.

A natação sincronizada exige habilidades de primeira ordem na água ao exigir força, resistência, flexibilidade, benevolência, arte e o sincronismo preciso, sem mencionar o controle excepcional da respiração quando estiver de cabeça para baixo na água. Desenvolvido na década de 1900 no Canadá, é um desporto executado quase exclusivamente por mulheres, embora haja alguma participação de homens.

| POLO AQUÁTICO

polo aquático é um desporto coletivo, semelhante no princípio básico do andebol. As equipes devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, defendido pelo guarda-redes, mas é praticado dentro de uma piscina.

O jogo foi oficialmente inventado no fim do século XIX, embora existam desportos ancestrais ao polo aquático praticados desde o início do século XVIII. Era conhecido como o rugby aquático e junto ao futebol, foram os primeiros desportos coletivos oficiais das Olimpíadas dos tempos modernos.

As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com exceção do guarda-redes, a bola não pode ser afundada por qualquer jogador quando atacado.

Diferentemente do futebol, onde não há limite de tempo, no polo aquático as equipes devem executar as suas jogadas em 30 segundos. O jogo é dividido em quatro partes de 8 minutos de tempo útil (o tempo pára sempre que a bola sai dos limites da piscina, um técnico ou capitão pede tempo, ocorre alguma falta, ou um dos árbitros assinala alguma coisa com o apito).

Entre as melhores equipes mundiais estão a Hungria, Sérvia, Montenegro, Espanha, Rússia, Itália, Croácia, entre outras. No lado feminino, temos também grande destaque para os Estados Unidos.

In: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nata%C3%A7%C3%A3o

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nata%C3%A7%C3%A3o_sincronizada

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nata%C3%A7%C3%A3o_pura

https://pt.wikipedia.org/wiki/Polo_aqu%C3%A1tico

********

| AMINATA - AMI (amigos) NATA (natação)

O embrião do Aminata não aparece em 1982 mas muito antes...No verão de 1964, estavam as Piscinas Municipais quase prontas para a inauguração, o Lusitano Ginásio Clube (LGC) abriu inscrições para jovens que soubessem nadar, a fim de participarem no Festival de Inauguração daquele que ia ser o maior complexo de piscinas do País.

O grupo seleccionado preparava-se diariamente no tanque, adaptado a piscina, existente na quinta do Senhor Alberto Faustino, que se situa na estrada para Redondo, logo após a ponte sobre o Rio Degebe.

Transportados por um autocarro dos Serviços Municipalizados, era ali que aquele grupo de jovens, dirigidos por um funcionário bancário, aperfeiçoava as suas técnicas de nadar para que no dia da inauguração, 4/9/64, cada um tentasse a melhor classificação na prova em que iria participar.

E a equipa de natação do Lusitano Ginásio Clube lá participou, com muito brilho, no Festival de Inauguração da Parque de Piscinas, então designado "Eng.º Arantes de Oliveira".

No ano seguinte mas já com o Juventude Sport Clube (JSC) envolvido no processo, o grupo inicial de nadadores dividiu-se pelos dois Clubes mas curiosamente com a orientação do mesmo Técnico, Prof. Francisco Albuquerque, responsável pelo Parque de Piscinas e suas escolas de natação, pessoa com enorme credibilidade no meio desportivo, não só pela sua competência técnica no âmbito da ginástica que se fazia no LGC mas também pelas suas qualidades humanas.

Vão naturalmente, fruto do trabalho desenvolvido nas escolas de natação por Francisco Albuquerque e sua esposa Prof. Zaida, surgindo muitos mais nadadores. Todo este desenvolvimento não era, de forma alguma, acompanhado pelo apoio necessário por parte dos Clubes e Francisco Albuquerque via-se normalmente só ou com a disponibilidade pontual de alguns dirigentes. Foi então transmitindo a ideia da necessidade de criação de um Clube específico para a modalidade.

Em 1975 a natação Eborense reanima-se. A grande dinamização desportiva ocorrida no País após o 25 de Abril, juntou antigos a novos praticantes que dispunham de um espaço na piscina Municipal onde se juntavam para "treinar".

Em determinado momento sentiram necessidade de orientação na sua actividade já que até pretendiam que ela tivesse um carácter muito regular e desportivo e surge então um convite a um técnico para dirigir o treino: o técnico convidado foi Manuel Pinto.

Esse grupo de que faziam parte Luís Moisés, Joice do Carmo...foi crescendo em termos numéricos e qualitativos e como em qualquer actividade desportiva a necessidade de competição fez-se sentir. E reaparece o Juventude Sport Clube.

Filiaram-se atletas, iniciou-se a participação em competições, cresceu-se muito e a partir de determinado volume de actividade foi difícil ao Clube dar a resposta necessária, apesar dos esforços do incansável seccionista José Alvoco.

Mais tarde, em 1982, Francisco Albuquerque viria a ser convidado para integrar os fundadores do Aminata, o que aceitou, tendo-lhe sido atribuído como número de sócio o Nº 1.

O nome AMI (amigos) NATA (natação) e o pelicano são demonstrativos do sentido protector, maternal que está inegavelmente ligado ao movimento de pessoas que criam o clube.

A inauguração da piscina do Aminata em 26 de Maio de 1999 foi como que um segundo acto na vida do Clube.

Houve que adaptar toda a actividade a uma realidade completamente nova que, durante muito tempo, se ambicionou. Passar de 200 para 2000 utentes levou à necessidade de criar regulamentos, planos pedagógicos, horários, enfim os instrumentos necessários ao funcionamento de uma instalação desta natureza.

A inexperiência de então levou à adopçào e adaptação de modelos já conhecidos e testados, nomeadamente do Sporting Clube de Portugal, do Gesloures e do Clube Naval Setubalense, clubes conhecidos e de inegável reputação e inquestionável qualidade.

Estruturou-se então um modelo de ensino onde foram definidos níveis de aprendizagem e respectivos conteúdos, assim como os requisitos mínimos de transição de nível, desde o inicio da aprendizagem até à via desportiva.

Na área desportiva a mudança era igualmente enorme.

Os atletas de então tiveram felizmente a possibilidade de sentirem a diferença entre o que era treinar num tanque de 6m e uma piscina de 25m.

In: http://www.aminata.pt/

&: https://www.facebook.com/aminataoficial/


MAIS PROJECTO «E.SPORT – ÉVORA, CIDADE DESPORTIVA» :

► E.SPORT 1 | COMPLEXO DESPORTIVO DE ÉVORA

► E.SPORT 2 | FUTEBOL: HISTÓRIA

► E.SPORT 3 | FUTEBOL DE FORMAÇÃO

► E.SPORT 4 | FUTEBOL FEMENINO

► E.SPORT 5| FUTEBOL NO DISTRITO DE ÉVORA

► E.SPORT 6 | FUTSAL

► E.SPORT 7 | ANDEBOL 

► E.SPORT 8 | HOQUEI EM PATINS

► E.SPORT 9 | TENIS

► E.SPORT 10 | BASQUETEBOL

► E.SPORT 11 | NATAÇÃO

► E.SPORT 12 | NATAÇÃO LÚDICA


Tome Nota:

  • Considere os atributos indicados. Podem ser uma boa ajuda;
  • Seja discreto e tenha atenção aos Muggle’s que possam eventualmente estar a observa-lo. A manutenção desta cache para os próximos visitantes depende disso;
  • Preserve o Container, manuseando-o com cuidado e voltando a coloca-lo no exato sitio onde o encontrou;
  • Esta Cache não contem material de escrita. Deve levar material de escrita consigo;
  • Respeite o espaço e as regras do Geocaching não danificando o local, nem deixando qualquer tipo de resíduos/lixo;
  • Divirta-se!

Sinta-se convidado a conhecer as nossas Geo-Aventuras: As que vivemos alegremente e as que propomos humildemente. Encontre-nos «aqui»!

Additional Hints (Decrypt)

Zntaégvpn

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)