Skip to content

E.SPORT 1 | COMPLEXO DESPORTIVO DE ÉVORA Traditional Geocache

This cache is temporarily unavailable.

Bitaro: Olá KZ@RIUS,

Pelo teor dos últimos registos, parece necessária a intervenção do owner para verificar o estado da geocache.
Até lá, ficará temporariamente inactiva.

Por favor leia atentamente as Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Esta designação serve para geocaches que estão com alguma questão pendente ou um problema temporário por resolver.
Como owner, tem ao dispor, pelo menos, quatro soluções possíveis:

  1. Efectuar a manutenção necessária e reactivar a geocache, dentro do prazo estabelecido pelas Linhas de Orientação
  2. Colocar uma nota na geocache com o plano de manutenção, caso esta não possa ocorrer num curto espaço de tempo. Nessa nota deve constar:
    • o prazo em que pretende efectuar a manutenção,
    • o argumento pelo qual o prazo indicado abaixo terá de ser ultrapassado para que fique novamente activa;
  3. Caso não consiga assegurar a manutenção da mesma, pode considerar o processo de adopção por um geocacher local;
  4. Arquivar a geocache se não tiver disponibilidade para assegurar o estado pleno da mesma. Por favor, tenha em consideração que nesta opção é necessário remover a geocache ou os conteúdos da mesma para evitar que se tornem lixo (*geolitter*).

Assim, caso não seja feita manutenção ou indicado um motivo válido pelo qual a geocache deva estar desactivada além do tempo previsto pelas Linhas de Orientação, a mesma será arquivada num prazo de 60 dias (este prazo não é rigoroso enquanto a pandemia COVID-19 se mantiver - a manutenção deverá ser feita sempre em segurança, pois a sua saúde está primeiro que a saúde da cache!).

Relembro que não é possível desarquivar uma geocache que seja arquivada por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
Hidden : 04/17/2017
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Enquadramento:

PROJECTO «E.SPORT – ÉVORA, CIDADE DESPORTIVA»

É Desporto toda a forma de praticar uma atividade física que, através de participação ocasional ou organizada, visa equilibrar a saúde ou melhorar a aptidão física e/ou mental e proporcionar entretenimento aos participantes.

Os desportos são normalmente geridos por um conjunto de regras. Eventos físicos, tais como marcar golos ou cruzar uma linha em primeiro definem muitas vezes o resultado no desporto. No entanto, o grau de habilidade e desempenho em alguns desportos, como saltos para a água ou patinagem artística é julgado de acordo com critérios bem definidos. Isto, em contraste com outras atividades julgadas, como concursos de beleza e de musculação, onde a habilidade não tem que ser mostrada e os critérios não são tão bem definidos.

Os registos são mantidos e atualizados para a maioria dos desportos nos níveis mais elevados, enquanto que as falhas e as realizações são amplamente divulgadas na imprensa desportiva.

Os desportos são na maioria das vezes jogados apenas por diversão ou pelo simples facto das pessoas precisarem de exercício para se manterem em boas condições físicas. No entanto, o desporto e em especial o profissional é muito competitivo, e uma importante fonte de rendimento económico e de entretenimento.

Évora é, por incrível que pareça, uma cidade com enorme tradição desportiva. Dezenas de associações desportivas nasceram e “morreram” nesta bela cidade de Évora. A paixão pelo desporto, nas suas mais diversas modalidades, está desde sempre no ADN Eborense.

Este projecto tem por finalidade mostrar um pouquinho do mundo desportivo eborense através de alguns dos locais, associações e modalidades que “mantêm em forma” esta bonita cidade alentejana.

------

Como é nosso timbre, convidamos-vos a visitar cada local, a apreciar cada particularidade arquitetónica e cada pormenor da história de cada um dos pontos de passagem deste passeio. Registe o momento e partilhe com a comunidade GeoCaching.


E.SPORT 1 | COMPLEXO DESPORTIVO DE ÉVORA

| O COMPLEXO

O Complexo Desportivo de Évora foi inaugurado a 27 de Julho de 2016

A gestão do espaço é assegurada pela Câmara Municipal de Évora através de contrato de comodato celebrado entre o Município e o IPDJ, proprietário ​do complexo desportivo. 

Este equipamento é composto por:

  • Pista de atletismo standard de seis corredores de 400 m;
  • Pista de salto em comprimento/triplo e de salto com vara;
  • Campo de grandes jogos em relva sintética;
  • Instalações de apoio para atletas, técnicos e público: quatro unidades vestiários-balneários para atletas​; duas unidades completas para atletas de mobilidade condicionada;  duas unidades para árbitros/juízes/técnicos permitindo a utilização pelos dois sexos; ginásio/sala de musculação para preparação física de atletas e prevenção de lesões; arrecadações de material desportivo e de produtos de manutenção; sala técnica; posto médico;  instalações sanitárias destinadas a público espectador e sala de forças de segurança​​;
  • Bancada com 180 lugares de capacidade.
  • Circuito de manutenção com 1500 metros

Horários: Aberto todos os dias das 7h00 às 15h00 e das 16h00 às 23h00.

Regras de utilização

Público em Geral:

  • acesso livre ao circuito de manutenção dentro do horário acima definido;
  • acesso gratuito à pista de atletismo, corredores 5 e 6, mediante preenchimento de ficha individual de utilização na receção do CDE;

Uso exclusivo dos clubes e associações desportivas:

  • pista de atletismo, corredores 1 a 4
  • realização de disciplinas técnicas (salto em cumprimento)
  • utilização do campo grande de jogos

Os balneários do Complexo só poderão ser utilizados pelos clubes e associações que usufruem das instalações.

Devido ao elevado número de utilizadores, o parque de estacionamento está condicionado aos clubes e associações, mediante autorização para o mesmo.

********

| ATLETISMO

atletismo é um conjunto de desportos constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.

O romano Juvenal sintetizou na expressão “mens sana in corpore sano” a própria filosofia do desporto.

O atletismo é a forma organizada mais antiga de competição. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, que os gregos iniciaram no ano 776 a.C. Durante anos, o principal evento olímpico foi o pentatlo, que compreendia lançamentos de disco, salto em comprimento e corrida de obstáculos.

Os romanos continuaram celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia no ano 146 a.C. No ano 394 d.C. o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo. Restauram-se na Inglaterra em meados do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente no desporto favorito dos ingleses.

Em 1896 iniciaram-se em Atenas os Jogos Olímpicos, uma modificação restaurada dos antigos jogos que os gregos celebravam em Olímpia. Mais tarde os jogos celebraram-se em vários países com intervalos de quatro anos, exceto em tempo de guerra. Em 1912 fundou-se a Associação Internacional de Federações de Atletismo. Com sede central de Londres, a associação é o organismo reitor das competições de atletismo à escala internacional, estabelecendo as regras e dando oficialidade às melhores marcas mundiais obtidas pelos atletas.

Na definição moderna, o atletismo é um desporto com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo); corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e corridas de montanha); provas de cross country (corridas com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética. Considerado o desporto-base, por testar todas as características básicas do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física.

O atletismo, sob forma de competição, teve sua origem nos Jogos Antigos da Grécia. A palavra atletismo foi derivada da raiz grega, “ATHI, competição”, o princípio do heroísmo sagrado grego, o espírito de disputa, o ideal do belo etc. – o que se chamou de espírito agonístico. Surgiram então as competições que foram perdendo o caráter de religiosidade e assumindo exclusivamente o caráter esportivo.

Neste complexo desportivo praticam a modalidade de atletismo os atletas do Grupo Desportivo Diana.

********

| RUGBY

Diz a lenda que o Rugby nasceu num dia de novembro do ano de 1823. Na cidade de Rugby, na Inglaterra, onde diante dos imensos campos relvados que compõem a área de recreação da sua Public School, se pode ler: "Esta lápide comemora a façanha de William Webb Ellis, que, fazendo graça da sua grande desenvoltura sobre as regras do football que naqueles tempos se jogava, correu pela primeira vez com a bola entre as mãos, dando assim origem ao diferente acto do jogo de Rugby. d.C. 1823."

O Rugby fez a sua estreia nos Jogos Olímpicos em 1900 (Paris), e até 1924, manteve a sua participação muito inconstante. Só registando mais participações em 1908 (Londres), 1920 (Antuérpia) e 1924 (Paris). Nos Jogos Olímpicos do Rio (2016), o Rugby voltará a fazer parte do programa olímpico, mas desta vez, igualmente para os homens e mulheres.

Neste complexo desportivo praticam a modalidade de Rugby os atletas do CRE – Clube de Rugby de Évora.


MAIS PROJECTO «E.SPORT – ÉVORA, CIDADE DESPORTIVA» :

► E.SPORT 1 | COMPLEXO DESPORTIVO DE ÉVORA

► E.SPORT 2 | FUTEBOL: HISTÓRIA

► E.SPORT 3 | FUTEBOL DE FORMAÇÃO

► E.SPORT 4 | FUTEBOL FEMENINO

► E.SPORT 5| FUTEBOL NO DISTRITO DE ÉVORA

► E.SPORT 6 | FUTSAL

► E.SPORT 7 | ANDEBOL 

► E.SPORT 8 | HOQUEI EM PATINS

► E.SPORT 9 | TENIS

► E.SPORT 10 | BASQUETEBOL

► E.SPORT 11 | NATAÇÃO

► E.SPORT 12 | NATAÇÃO LÚDICA


Tome Nota:

  • Considere os atributos indicados. Podem ser uma boa ajuda;
  • Seja discreto e tenha atenção aos Muggle’s que possam eventualmente estar a observa-lo. A manutenção desta cache para os próximos visitantes depende disso;
  • Preserve o Container, manuseando-o com cuidado e voltando a coloca-lo no exato sitio onde o encontrou;
  • Esta Cache não contem material de escrita. Deve levar material de escrita consigo;
  • Respeite o espaço e as regras do Geocaching não danificando o local, nem deixando qualquer tipo de resíduos/lixo;
  • Divirta-se!
  • ESPECIAL ATENÇÃO: PROCURA DEIXAR O CONTAINER NO EXACTO SITIO E POSIÇÃO EM QUE O ENCONTROU. SÓ ASSIM PERMANECERÁ A SALVO DE VISTAS E VISITAS INDESEJADAS.

Sinta-se convidado a conhecer as nossas Geo-Aventuras: As que vivemos alegremente e as que propomos humildemente. Encontre-nos «aqui»!

Additional Hints (Decrypt)

Qboen-gr r zrgr n zãb cbe onvkb ...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)